livro
 
poesias
     + poesias
 
contos
     + contos
 
frases
 
diversos
     + diversos
 

POLÍTICA E CORRUPÇÃO

É comum ouvir que esta ou aquela empresa foi beneficiada em concorrência pública. Sempre há o nome de um ou mais políticos envolvidos. É óbvio, e creio que 100% das pessoas que acompanham política ou simplesmente lêem ou ouvem noticiários, acreditam que o envolvimento político dá-se devido a um comprometimento deste com a empresa. Estes políticos estão comprometidos devido ao financiamento particular de campanhas para eleições.O financiamento envolve retribuição, ninguém investe para perder. Ou será que alguém, mesmo sendo idiota, acredita num investimento sem interesse nenhum?

O investidor aplica seu dinheiro no político esperando retorno. O político sabe disso, e, a partir daí, já temos corruptor e corrupto. São muitos os políticos neste estado, acredito mesmo que bem mais da metade dos congressistas. Concluímos que mais da metade dos nobres deputados e senadores são corruptos.

Sendo grande o numero dos “nossos” representantes agraciados com financiamentos, que serão devolvidos por maracutaias, os votos destes no congresso, nas leis, indicações, cpi’s, etc...são votos comprometidos. Não estão votando em nome do povo, mas, dos financiadores.

E, aí, onde fica a democracia? Não existe democracia onde há financiamento particular de campanha política. O que existe é o regime capitalista. O que nos leva ao grau de corrupção que temos hoje. Com o capitalismo o povo fica nas mãos da minoria endinheirada, o que o leva à miséria e subemprego e outras mazelas. Inclusive a guerras de interesses comerciais, como exemplo temos o Iraque.

Se o financiamento fosse público, o político estaria votando em nome do povo. Seriam legítimos representantes do povo, embora com os bolsos menos locupletados, E isso a maioria não aceita. Somente um movimento popular de grande repercussão conseguiria a aprovação de uma lei neste sentido.

Infelizmente, grande parte do povo, não é esclarecida, pois podem sair de escolas, até de faculdades com seu diploma, sabem até ler, mas não conseguem interpretar a leitura, sendo mesmo incapazes de discernir se estão sendo ou não conduzidos pelos noticiários de TV’s e rádios. Ensino sucateado é bom para o congresso. Quem não pensa bem, vota em corrupto.

julho/07

 

página inicial | biografia | obras | escritos | contato
© Todos os direitos reservados | depas@depas.com.br